Maltodextrina: Entenda e Saiba Como Consumir


Maltodextrina: Entenda e Saiba Como Consumir
5 (100%) 1 voto

A maltodextrina é normalmente consumida durante os treinos, pois um dos seus objetivos é repor a energia dos músculos para que não ocorra a fadiga. Desta forma, evita (ou pelo menos diminui) os prejuízos durante os treinos de musculação, especialmente os de maior intensidade. A ideia da malto é manter os seus níveis de energia por conta da ingestão de carboidratos. Então vamos conferir as principais características da maltodextrina, suplemento tão popular entre os adeptos de atividades físicas.

O que é a Maltodextrina?

Maltodextrina é um suplemento rico em carboidratos, nutriente importante para quem realiza atividades físicas, como a musculação. É muito interessante o seu consumo, pois o corpo absorve suas propriedades rapidamente, sendo útil durante os treinos. O segredo para esta rápida absorção pelo organismo é por conta dos compostos de açúcar, provenientes do amido (normalmente de milho ou mandioca), substância base da maltodextrina.

Maltodextrina: Entenda e Saiba Como Consumir

Para que possa entender melhor, depois de ingerida a maltodextrina repõe o glicogênio dos músculos, agindo como um repositório de energia e evitando que as proteínas de seu corpo sejam consumidas. Por isso é recomendado a utilização em exercícios de alta intensidade, como a musculação, pois evita desgastes e perda de massa muscular ou proteica durante os exercícios.

Recuperação Muscular

Depois das características listadas até aqui já deu para perceber que a maltodextrina tem como função principal evitar o desgaste dos músculos. Isto quer dizer que evita cansaços e auxilia na recuperação muscular, podendo ser ingerido com este objetivo. Os praticantes de atividades mais leves ou aeróbicas também podem aproveitar das propriedades e a facilidade de absorção para evitar cansaços durante seus treinos ou exercícios físicos, uma vez que a maltodextrina é um grande aliado na manutenção e conservação de massa muscular.

Outro ponto legal da maltodextrina é que suas propriedades também são úteis para prevenir lesões. Como fornece energia evita que o atleta acabe se lesionando por excesso de esforço durante os treinos.

Consumindo maltodextrina

A maltodextrina é um ótimo suplemento, mas é importante lembrar que não é um suco e deve ser consumido seguindo orientação profissional. Trata-se de um complexo rico em carboidratos e se já estiver seguindo uma dieta rica neste nutriente com alimentos como arroz ou macarrão é preciso ter cuidado. Lembre-se que o objetivo dos suplementos alimentares é complementar a alimentação e facilitar a absorção dos principais nutrientes, por isso normalmente são comercializados em pó, cápsulas ou gel.

E você, já consome a maltodextrina como suplemento alimentar? Deixe seu comentário e compartilhe com os leitores do UAI Esportes um pouco de sua rotina e como gosta de consumir a malto. Continue ligado em nosso conteúdo com dicas sobre esportes e fitness.

Recomendamos para você
Aposte no Gengibre para Emagrecer e Secar a Barrig... O gengibre é um dos alimentos mais completos para quem deseja reduzir medidas e secar a barriga. É um termogênico natural que acelera a queima de gord...
Suplementação Sem Segredos Suplementação é um assunto que causa muita dúvida mesmo para aqueles que já fazem academia e praticam esportes há algum tempo. Isto pela grande quanti...
Alimentação Fitness Alimentação Fitness é o primeiro passo para quem deseja levar a malhação ou pratica de esportes de forma mais profissional. Isto porque ajuda o esport...
Confira a Dieta Low Carb Impulsionadas pela vaidade e preocupação com a boa forma, muitas pessoas tem procurado novas dietas e programas de emagrecimento. Ao analisarmos todas...

Gostaria de GANHAR MÚSCULOS? Receba o nosso guia completo!