Pilates: Guia para Iniciantes


Pilates: Guia para Iniciantes
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Pilates é um método de condicionamento físico criado por Joseph Pilates. O objetivo é ter um corpo equilibrado através da força, flexibilidade e consciência. É uma ótima opção de fisioterapia após lesões. Isto porque numa mistura de alongamentos e exercícios físicos, o pilates fortalece os seus músculos, melhora os movimentos e seu condicionamento físico.

Porque fazer Pilates

Guia Sobre Pilates

O pilates é uma atividade praticamente livre e sem restrições, podendo ser praticada por pessoas comuns ou mesmo atletas que praticam algum tipo de esporte. Apesar de geralmente ser procurado apenas quando ocorre algum tipo de lesão ou problemas físicos como dores na coluna, o pilates pode ser preventivo e evitar problemas de saúde. Quem pratica com certeza terá uma qualidade de vida melhor, pois a mente também é trabalhada, o que faz com que leve uma vida mais saudável, aderindo a bons hábitos em termos de cuidar da sua saúde e do seu corpo.

Um dos pontos interessantes do pilates é que ele utiliza do seu próprio peso para realizar os exercícios. E quem o faz acaba não sendo muito exigido em termos físicos. Isto é legal porque irá ganhando força e confiança com o passar do tempo, melhorando gradativamente.

Tipos de Pilates

O pilates é muito conhecido pelas bolas para fazer exercícios. Mas pode utilizar de outros equipamentos e até mesmo aparelhos. Os exercícios são divididos em duas categorias:

Mat Pilates – que é feito no solo e que utiliza bolas, alteres, faixas e outros equipamentos menores.

Studio Pilates – que é feito com o auxilio de aparelhos criados especialmente para as aulas de pilates.

A diferença entre os dois é que o pilates feito no solo vai exigir um pouco mais de quem pratica. De qualquer forma, os dois vão ter praticamente o mesmo efeito, bastando escolher a modalidade que tenha mais haver com o seu perfil.

Pilates para Emagrecer

Pilates Para Emagrecer

São muitos os que procuram o pilates com o objetivo de perder peso, principalmente mulheres. Como já foi dito, é um excelente método para equilibrar e fortalecer o seu corpo sem precisar de grande esforço físico. E como trabalha também com a sua mente, evita problemas como ansiedade, por exemplo, que é um fator que pode fazer a pessoa ganhar peso. Ganha força para as atividades do seu dia a dia, trabalha sua mente e perde peso. Não é atoa que o pilates vem conquistando adeptos que desejam ter um corpo desejado.

São diversos os tipos de exercícios que pode fazer para emagrecer. Isto é legal, pois a possibilidade de se cansar ou enjoar diminui. E como boa parte dos exercícios podem ser feitos em casa o pilates acaba sendo um dos melhores métodos para emagrecimento.

Pilates para Ganhar Músculos

Pode ser que seu objetivo seja ganhar massa muscular e os exercícios de pilates podem lhe ajudar nesta tarefa. Caso esteja precisando aumentar sua força saiba que existem diversos exercícios para este fim, onde pode fortalecer abdômen, ombros, braços, membros flexores, tríceps, entre outros. Pela lista fica claro que o pilates pode ser tão poderoso quanto a musculação em termos de diversidades e membros trabalhados. Portanto (especialmente se for homem) se estiver dispensando o pilates por acreditar que não dá para ganhar músculos é interessante consultar um profissional ou centro de pilates.

E ai, gostou da metodologia e benefícios do pilates? O UAI Esportes com certeza recomenda esta atividade para aqueles que procuram exercícios de baixo impacto, desejam levar uma vida saudável e perder aqueles quilos que incomodam quando sobe na balança.

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