Dicas Para Recuperação Muscular


Dicas Para Recuperação Muscular
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A recuperação muscular é tão importante quanto os treinos e da mesma forma se não for feita corretamente irá prejudicar o atleta. É preciso ficar atento e seguir algumas dicas para que seus músculos tenham um processo de recuperação adequado e favoreçam sua estruturação ou crescimento. Então vamos ver alguns passos que deve seguir e o que é preciso evitar quando estiver em fase de recuperação muscular.

Alimentação

A recuperação muscular começa antes mesmo dos exercícios, na sua alimentação pré-treino. É importante que siga uma dieta balanceada e recomendada de acordo com o tipo de musculação que está realizando. Depois de treinar é indicado a reposição de carboidratos, portanto pode consumir suplementos alimentares. Nas refeições que sucedem os treinos é interessante o consumo de alimentos ricos em potássio, como a banana, e outros nutrientes como cálcio e sódio, que são ótimos agentes na recuperação muscular.

Treinos

Treinar pesado é uma coisa, detonar os seus músculos é outra! Muitos atletas sofrem lesões por imprudência e acabam prejudicando seu processo de recuperação muscular. Entender e respeitar os seus limites conta bastante no momento de recuperar a massa muscular. Para ficar mais fácil, alterne entre exercícios leves e pesados para que possa descansar adequadamente durante os treinos e consiga realizar todos de modo correto. Lembrando que para conseguir massa muscular deve seguir corretamente os seus treinos e utilizar os aparelhos de modo indicado.

Dicas Para Recuperação Muscular

Outras recomendações

  • Tente conter o estresse do dia a dia, pois ajuda a manter o foco no momento de se exercitar;
  • Durma pelo menos as oito horas recomendadas por dia. Isto é ótimo para descansar a mente e os músculos;
  • Faça alongamentos antes e depois dos treinos. Inclusive, para quem está em processo de recuperação muscular é indicado fazer alongamentos no dia seguinte de manhã;
  • É interessante consumir BCAA, pois têm entre seus objetivos encurtar o tempo de recuperação muscular, agindo inclusive na dor;
  • Invista em massagens ou atividades que relaxem os músculos.

É importante lembrar que seu treinamento é planejado conforme os músculos trabalhados, de modo que tenham o tempo necessário para se recuperar. Portanto, é importante seguir a ordem dos exercícios em sua ficha de atividades. No caso de estar seguindo o roteiro de treinamento normalmente e mesmo assim ainda estiver com problemas de dores é importante revisar os exercícios e verificar se está executando corretamente. Pode ser que esteja ficando sempre lesionado após os treinos e não está tendo tempo de recuperar os seus músculos.

Por fim vale mencionar que no caso de não estar conseguindo aumentar sua musculatura não quer dizer que seja somente por questões de recuperação muscular. Existem outros fatores que podem e devem ser considerados por pessoas que malham constantemente e não conseguem chegar num nível desejado, devendo o atleta analisar toda a sua situação.

E então, gostou das dicas do UAI Esportes para recuperação dos músculos? Deixe um comentário falando sobre sua rotina de treinos e recuperação muscular. Continue conferindo mais dicas e conteúdos para quem faz musculação.

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