Como Escolher um Personal Trainer


Como Escolher um Personal Trainer
5 (100%) 1 voto

Apesar de encontrarmos várias academias disponíveis pelos centros urbanos, a contratação de um personal trainer tem sido a opção de muitas pessoas interessadas em ganhar massa muscular, manter a forma, ou até mesmo emagrecer. Seria uma particularidade de cada caso ou apenas necessidade de exclusividade?

Como escolher um Personal Trainer

O Personal Trainer, (em português, treinador pessoal) é um profissional capacitado para aplicar e acompanhar os treinamentos de quem o contrata, com algum objetivo específico, mas sem deixar de seguir os fundamentos básicos do treinamento que ele já conhece. Para exercer a profissão no Brasil o profissional precisa ser graduado em Educação Física e possuir registro no Conselho Regional de Educação Física. Ele pode atuar em áreas como Musculação, Yoga, Dança, Pilates, Artes Marciais e Fitness, dentre outras, não precisando atuar necessariamente em academias.

Atualmente, muitos deles exercem suas funções em residências, clubes e condomínios, em alguns casos contando com o auxílio de outras áreas como Nutrição e Fisioterapia, o que certamente oferecerá melhores resultados ao seu contratante.

Motivos para ter um Personal Trainer

Existem alguns motivos que poderão pesar positivamente para que você contrate um personal trainer. O primeiro deles, que é a garantia de um treino individual e personalizado, garantirá uma exclusividade e maior atenção durante todo o período em que estiver realizando os exercícios. Como as pessoas possuem estruturas e necessidades diferentes, esse acompanhamento individual poderá favorecer os resultados e aproximar você dos objetivos propostos de forma mais rápida.

Contratando um personal trainer você também terá motivação garantida, considerando que muitos deles vão “pegar no seu pé” diariamente. Certamente você já passou pelo incômodo de pegar um dia de academia lotada, tendo muitas vezes que revezar ou até mesmo aguardar na fila para realizar seus exercícios. Com um personal trainer em sua residência você não terá que enfrentar essas situações, o que também contribuirá para um bom resultado.

Outro fator importante é a segurança dos seus treinos. Com a agitação e movimentação presente nas academias, nem sempre você terá 100% de acompanhamento dos instrutores, considerando que ele deve acompanhar vários alunos de uma só vez. Com o auxílio do seu personal trainer você terá orientações sobre a correta utilização dos aparelhos, movimentos, pausas e, também, o aumento gradual das cargas utilizadas de forma segura e correta. O profissional estará ali, sempre pronto para corrigir os erros e orientá-lo sobre possíveis vícios.

Outros dois pontos importantes são a garantia de uma melhor flexibilidade e resultados garantidos, com agendamento de datas e horários compatíveis com sua agenda.

Como escolher um Personal Trainer

Uma vez decidido a contratar um personal trainer o aluno deverá partir para outra etapa, que é a escolha do profissional. Certamente você vai receber algumas indicações de amigos, parentes ou até mesmo a proposta daquele profissional que já atua na academia onde você se encontra ou tenha malhado. É aí que você deverá ficar atento a alguns pontos importantes.

O bom personal trainer precisa possuir paixão pelo que faz, comprometendo-se a realizar tudo o que foi acordado de forma positiva, com atitude profissional e respeito pelo aluno contratante. Também observamos que os bons profissionais possuem gosto pelo desenvolvimento do aluno, explicando de forma clara e objetiva, tirando dúvidas e motivando-o diariamente para que, assim, ele possa se desenvolver. A persistência é um traço fundamental para o sucesso dos treinos. Outra grande característica de um personal trainer é a capacidade de se colocar no lugar do aluno, respeitando o biotipo de cada um. Gosto pela saúde, interesse pelo corpo humano e perfil de liderança também são essenciais.

Como o conhecimento técnico torna-se elemento importante para o desempenho da função, você deverá seguir algumas dicas para saber como escolher o profissional. Vamos a elas: Procure saber mais sobre a vivência, experiência e tempo de trabalho realizado pelo profissional a ser contratado, além de checar sobre sua formação e atualização profissional. Converse com as pessoas das academias por onde ele passou e, também, com ex. alunos que já tenham contratado os seus serviços, como forma de analisar o seu histórico e perfil profissional. É importante lembrar que apenas a aparência e o “corpo sarado” não serão suficientes para que ele seja escolhido. Boa sorte!

Recomendamos para você
Dicas para Pré e Pós Treino Todos nós sabemos que precisamos de muita dedicação e disciplina para atingir nossos objetivos dentro de uma academia, realizando os exercícios de for...
Quais são os Acessórios Fitness Indispensáveis? Existem roupas e equipamentos ideais para quem vai malhar ou fazer exercícios, mas a verdade é que o melhor tipo é aquele que você se sente bem. Não é...
HIIT + Pilates: Treino Perfeito para Queimar Gordu... Que todo mundo deseja um corpo perfeito e queimar gorduras não é novidade. Porém, a procura por uma atividade ou estilo de treinamento que não exija m...
Queime Até 1500 Calorias Com o Ballet Fitness É comum se referir a uma mulher muito magra por "tem corpo de bailarina". Algumas pessoas até ficam irritadas por serem tão magras. Mas será que algué...

Gostaria de GANHAR MÚSCULOS? Receba o nosso guia completo!