Aplicativos Para Praticar Esportes


Aplicativos Para Praticar Esportes
5 (100%) 3 votos

Muitos que malham utilizam o smartphone apenas para fazer checkin na academia. Para estes esta prática é simples e quase automática. O que muitos deixam de fazer é utilizar o seu companheiro inseparável para acompanhar seus treinos e desempenho pessoal.
E isto pode ser feito facilmente utilizando algum Aplicativo ou App (abreviação de application, aplicação em português).

A possibilidade de alguém atender o celular e interromper o seu treino é baixa. Portanto, já que vai levar o aparelho, pode utilizar para algo que pode lhe render alguns benefícios. Primeiramente é bom dizer que muitos aplicativos estão disponíveis gratuitamente e que isso já vale o download.

Aplicativos para Fazer Exercícios

A principal aplicação destes programas é acompanhar o seu desempenho e ter um histórico de seus treinos para avaliar os pontos fortes e também o que precisa ser melhorado.

Para começar você pode gerenciar sua dieta e ter em mãos um acompanhamento de sua alimentação durante o seu programa de treinamento. Isto incluindo os horários e a porção ingerida de cada alimento. Ter o controle de sua nutrição é excelente para estar em dia com sua saúde e poder fazer exercícios sem problemas.

Outros aplicativos auxiliam com sua ficha de treino, listando exercícios e até ilustrando como fazer cada série. Depois de definir com um profissional como vão ser os seus treinos, pode utilizar algum aplicativo para auxiliar na prática.
Nesses aplicativos você pode inclusive escolher qual vai ser o seu programa de treinamento e qual vai ser a sua rotina de exercícios.

Para aqueles que estão principalmente preocupados com a saúde, são diversos os aplicativos com acompanhamento dos batimentos cardíacos entre outros monitoramentos. É necessário fazer check-ups de tempos em tempos, mas muitos param na avaliação física antes de começar a malhar. Estes aplicativos ajudam inclusive a prever possíveis problemas de saúde.

Se não freqüenta academia e pratica exercícios por conta própria tem mais um motivo para utilizar aplicativos. Claro que não vão substituir o acompanhamento de um profissional de educação física, como um Personal Trainer, mas já é uma boa atitude utilizar destas ferramentas.

Os que são adeptos das corridas de rua terão grande diversidade de aplicativos. No geral fazem registro da distância com gráficos de performance. São úteis principalmente se está fazendo algum programa com distância x tempo para conseguir atingir seus objetivos.
O mesmo pode ser aproveitado pelos que curtem pedalar. Muitos aplicativos possuem rotas e mapas atualizados com GPS ativo.

Baixando os Aplicativos

Se já está acostumado a utilizar seu smartphone para acessar redes sociais é provável que não tenha problemas para fazer downloads. O nível dos aplicativos já está bem alto e com desenvolvedores com grande experiência, o que garante compatibilidade com os principais modelos de telefone. Os aplicativos costumam ter boas descrições e ainda contam com reviews ou opiniões de usuários, que dão seu voto para a utilidade e facilidade de uso do programa.

Atualmente, é provável que tenha um smartphone com sistema operacional Android (Google), iOS (Apple) ou Windows Phone (Microsoft). Para conferir a lista de aplicativos pode acessar a Google Play, App Store ou a Windows Phone Store e seguir as instruções para download. Como dito anteriormente, a grande maioria dos aplicativos são gratuitos então pode testar e conferir se precisa ou se vale a pena procurar por um aplicativo pago.

Se possuir um telefone com outro sistema ainda pode procurar por aplicações, mas estas duas citadas são com certeza as mais desenvolvidas e populares.

Como Escolher um Aplicativo

Na área de saúde e fitness são diversos os aplicativos. Entre as categorias temos running e tracking, nutrição e dietas, médicos e cárdios, corpo e mente, perda de peso, treinos e até socialização dentro do esporte. Nesta grande diversidade pode surgir dúvidas sobre qual escolher.

Uma boa forma de avaliar é conferir a versão do aplicativo e quando foi lançada, para saber se passou por melhorias e se está atualizado. Depois deve verificar se o mesmo é compatível com o sistema operacional de seu smartphone. Aliás, um bom sinal é se o mesmo estiver disponível para mais de um. Por fim, leia as reviews dos usuários para saber se o aplicativo é realmente confiável.

Para concluir, são várias as vantagens de usar o seu smartphone na prática de esportes, principalmente para sua saúde, e ainda pode servir como motivação. Uma vez que tem relatórios com estatísticas pode perceber como atingir os seus objetivos com maior facilidade (se for possível) e ganhar em empolgação.

Pode ser que esteja acessando o UAI Esportes justamente de seu smartphone o que já é um grande sinal de que está apto pelo menos para fazer um teste, baixando alguns aplicativos.

Curtiu esta publicação? Compartilhe com seus amigos que gostam de utilizar o smartphone apenas para dar checkin nas redes sociais!
Já utiliza algum aplicativo durante o seu treino? Deixe um comentário informando qual, junto com sua avaliação.

Boa malhação!

Recomendamos para você
Como Conseguir Pernas Torneadas Ter pernas torneadas e bonitas não é uma tarefa complicada e na verdade é preciso apenas dar um foco maior para atingir seus objetivos, pois na prátic...
HIIT + Pilates: Treino Perfeito para Queimar Gordu... Que todo mundo deseja um corpo perfeito e queimar gorduras não é novidade. Porém, a procura por uma atividade ou estilo de treinamento que não exija m...
Atividades Físicas Para Combater a Ansiedade Não é que exista uma atividade física boa contra a ansiedade. Todas as atividades físicas são excelentes contra a ansiedade! E por isso deve adotar al...
5 Dicas para Emagrecer Dietas severas, promessas, médicos e medicamentos. Essas são algumas das alternativas a que muitas pessoas têm recorrido para conseguir emagrecer. A m...

Gostaria de GANHAR MÚSCULOS? Receba o nosso guia completo!